Gestão Financeira no Excel: menos problemas e mais saúde no bolso

Em tempos de crise econômica, saber gerir aquilo que se ganha é essencial para a saúde financeira do seu bolso não sair prejudicada.

Textos sobre o assunto e dicas para auxiliar nesse momento de gerir o dinheiro não faltam. Hoje vamos falar sobre algumas dicas sobre isso e como fazer a gestão financeira no Excel, uma prática ferramenta que pode significar menos problemas e mais dinheiro no bolso.

Se você tem medo do Excel ou não sabe nem abri-lo, Perca esse medo agora, e aprenda a controlar seu orçamento utilizando o Excel com o nosso video Record no Youtube com + de 4 milhoes de Views!

Dicas para controle financeiro

Que todas as pessoas deveriam ter controle total sobre suas próprias finanças, é inegável. Mas colocar isso em prática pode não ser tão simples quanto aparenta. Por isso, vamos dar algumas dicas de como realizar um bom controle de suas finanças.

Aprenda sobre o assunto: independente da área que se trata, conhecimento nunca é demais. Busque conhecer as opções de investimento existentes no mercado e como elas podem ser favoráveis na hora de realizar economias conscientes.

Organize seus documentos: a organização é essencial para saber quais são seus gastos fixos e o que se tem gastado além da conta. Com tudo organizado, fica mais fácil ver se tem algum gasto que pode ser eliminado e aquele que não pode sair por ser essencial para sobrevivência.

Controle seus gastos: A organização facilita o controle que deve ser feito dos seus gastos. E, para isso, o Excel é essencial. A seguir vamos mostrar como ele pode ser útil na forma de controlar seus gastos mensais e ajudar na sua economia.

O Excel e a saúde financeira

Que a saúde financeira depende, e muito, de como você organiza e controla seus gastos, não podemos discutir. A questão é como realizar esse controle e ter essa organização de forma a manter sua saúde financeira num estado aceitável.

O Excel é uma ferramenta acessível e prática para realizar esse controle. Na internet, é possível encontrar diversas planilhas previamente prontas para auxiliar na manutenção desse controle. Claro que isso não impede que você crie uma própria, adequada totalmente às suas necessidades e pretensões futuras.

De uma forma ou de outra, criar uma planilha com fórmulas e algumas colunas específicas é essencial para que esse controle seja eficiente de fato. Itens que não podem faltar nessa planilha de controle:

Coluna com os meses: é importante que você indique quando ocorreu determinado gasto

Itens especificados: seja específico. Informações generalizadas geram informações superficiais e pouco eficientes.

Fórmulas: use as fórmulas ao seu favor. As mais simples com funções como soma e subtração são essenciais para tornar a planilha prática e mais fácil de ser utilizada. Outras como se e procv tornam ela um pouco mais profissional e surge a possibilidade do uso de cores e outros artifícios para chamar atenção quando algo não vai bem, por exemplo

Por mais óbvio que possa parecer é importante ressaltar que a planilha precisa ser alimentada regularmente, do contrário de nada servirá. Informações atualizadas, gastos precisamente colocados na planilha e controle efetivo dos gastos com o uso do Excel significa uma boa saúde financeira e uma vida mais tranquila.

 


    4 replies to "Gestão Financeira no Excel"

    • antonio leite

      porque o E mail leiteantonio48@gmail.com não está no cadastro se foi ele que casdastrei quando efetuei o pagamento do curso.

      • jhonnylopes

        Boa tarde Antônio,

        Devido ao grande número de alunos estamos atualizando nossos servidores e por isso
        Peço que faça login em sua conta aqui: http://conaexcel.com.br/login/

    • Euclides Torres

      Sou aluno. Ainda estou pagando por ele. Agora não tenho acesso a nada. Onde está a página? Fui lesado? Pode me ajudar????

      • jhonnylopes

        Bom dia Euclides, lhe enviei os dados de acesso no seu email!

Leave a Reply

Your email address will not be published.